domingo, 10 de novembro de 2013

Mensagem em Desenho Infantil

Olá de novo. Acho que hoje estou com o aspecto de perturbada. Estou escrevendo textos que questionam nossa realidade. Ouvindo músicas de melancolia ( InSaniTY da Miki SF- A2 representa muito bem o meu humor hoje, não é a toa que estou escutando ela agora em Music Box) e desenhando seres escondidos nas sombras. Não se assustem, tenho dias em que sou assim mesmo. É normal.


        

A potagem não é minha, peguei do blog Nerd Maldito, pois achei a interpretação dela muito boa sobre um desenho infantil. Aqui está a postagem: 

Bom, como falei na matéria do filme As aventuras de Mark Twain, eu iria fazer uma análise em especial da cena que foi banida da versão para televisão por ser considerada sombria demais para que crianças vissem. Nessa cena as crianças tem um encontro com Satanás e conversam com ele. Já aviso que NÃO eu não estou fazendo apologia ao capeta e eu nem ao menos acredito nele, já que sou agnóstico então acho que o uso da imagem de Satanás no filme foi usada meramente como simbólica aproveitando o impacto que causaria e que seria necessário para ser usado na cena, mas antes de tudo é melhor vocês mesmos assistirem o vídeo e então começarei a analisar.

Bom, antes de tudo, devo lembrar que o filme é extremamente profundo e que muitas mensagens podem ser interpretadas de forma errada ou simplesmente terem duplo sentido, portanto não levem como verdade absoluta tudo que eu falar afinal pode ser que eu simplesmente não tenha percebido algo ou visto de uma forma diferente.
A primeira coisa que notamos é que o personagem não tem um rosto, ele usa uma máscara para simbolizar seu rosto, o que me leva a considerar isso como uma forma de expressar que ele não é ninguém, mas sim usa uma máscara para simbolizar aquele momento, porém que não influencia no seu verdadeiro ser (o nada). Ao perguntarem quem ele é, ele diz que é um anjo, como vocês sabem, Satan também é um anjo, porém foi expulso do céu,  ao dizer o nome dele, o rosto se divide em dois, um expressando uma forma diabólica, o outro se mantendo no seu normal, pode simbolizar que isso depende de quem está olhando, a pessoa pode ver ele como um anjo ou como um demônio, ele não é puramente anjo ou demônio mas sim o que a pessoa vê. Essa idéia parece ser reforçada pelo fato de antes dele revelar quem é o rosto se manter liso, no caso ele falou que era um anjo então os presentes ali o viram assim, mas quando revelou sua identidade, outras lembranças já vem em mente, a mensagem é mostrada para quem assiste é claro, porque afinal quando assistimos, se ele fala que é um anjo então ele é... Mas como sabemos quem é o diabo, na hora que ouvimos seu nome, já lembramos de que não é algo bom. As crianças desconfiam ao ouvir o nome e então ele assume um rosto mais familiar, o do senhor Twain, com bigode e o charuto, e os convida para entrar. Provavelmente essa cena está mostrando como o ser humano é influenciado pelo visual, mesmo sabendo da clara ameaça.
Na cena seguinte é mostrado os personagens em cima de uma ilha erguida no meio do vazio. Se vocês notarem o pé de Satan é nada mais que uma extensão da ilha, ou seja ele faz parte daquilo, há uma conexão com o planeta, estamos ligados a ele e não separados. Logo ele faz vegetação surgir e diz que ele apenas sabe fazer aquilo como outras coisas. Então faz surgir frutas e então um castelo, demonstrando o seu poder de criação. Provavelmente essa cena se refere ao nosso "eu" coisas que nós não aprendemos fazer, coisas que fazem parte de nossas vidas e nos torna quem somos. Como podemos criar coisas novas simplesmente porque queremos, porque é nosso jeito de ser.
Após criar o castelo, Satan dá vida aos bonecos modelados pelas crianças. É uma clara referência à humanidade, mostrando pessoas simplesmente vivendo suas vidas. Logo a menina faz um boi e coloca perto de dois bonequinhos e eles começam a brigar pela posse, sendo que na verdade nenhum é dono, é algo natural, isso é uma referência profunda ao que achamos que somos donos, acho que quem assistiu ao vídeo Story of Stuff entenderá melhor isso pois fala exatamente sobre o nosso planeta, coisas que fazem parte dele naturalmente e está aqui antes de nós, mas pegamos como nosso e brigamos por aquilo. Então Satan fala que acha a humanidade interessante mesmo sendo inútil e gananciosa, e mostra mais personagens chegando e entrando na briga pelo boi, provavelmente uma referência à família, a pessoas que passam a se odiar mesmo sem ter sido elas que participaram da briga, ao ódio que a humanidade tem de outros e como entram em guerras sem terem uma ligação direta. Países por exemplo, é normal a rivalidade entre vários, os EUA odiando o Afeganistão, o Brasil odiando a Argentina, tem um ódio crescente que surge, mesmo sabendo que no final somos todos pessoas e iguais, há influências que nos fazem querer entrar na porrada.
A cena seguinte eu acho muito interessante, é mostrado o demônio visto de baixo para cima, achei muito genial isso, pois mostra ele pegando não os bonequinhos do filme, mas VOCÊ, o vídeo mostra que não está se referindo meramente a bonequinhos de modelar, mas sim a própria pessoa que está assistindo, humanos, mostra que aquela mensagem é pra pessoas e não uma mensagem vazia referente a brinquedos. Achei essa idéia de colocar esse ângulo de câmera em que você parece estar em baixo dele realmente uma das melhores sacadas do filme.
Ele amassa então os bonecos e fala que tem muitas coisas interessantes no planeta, que são estranhos, isso porque na verdade quase nada é natural, nossos costumes são meramente coisas que surgiram e foram passando de geração em geração. É mostrado o velório então, pessoas chorando por suas perdas. O rosto de Satan agora é mostrado totalmente diabólico, daí voltamos a aquilo que falei no começo, sobre ver de duas formas, no caso agora ele tomou uma atitude ruim, toda sua parte vista como boa é simplesmente eliminada. Quantas vezes não fazemos isso ein? Brigamos com uma pessoa e mesmo gostando dela, às vezes nós ignoramos toda a parte boa da pessoa, às vezes ocultamos virtudes dela simplesmente porque queremos ver puramente o mal e poder esculachar.
Então surge o caos, a morte, a dor, as pessoas chorando e fugindo, e isso tudo por culpa do demônio? Mas aí você pensa, o que provocou aquilo? Satan é mostrado puramente como o efeito de algo que veio antes, aquele barulho feito por humanos na briga pelo boi causou irritação nele e ele resolveu acabar com aquilo. Se você pensar, guerras são começadas com poucas pessoas e acabam com um caos que afetam a todos, uma intriga entre duas pessoas pode causar um efeito catastrófico e no final é só por culpa no capeta, ninguém tem culpa de nada, muitas vezes nós mesmos trazemos o mal para nossas vidas e culpamos uma entidade, arrumamos alguém para carregar nossos pecados, menos nós... Por isso apesar de estar sendo apresentado ele destruindo tudo, o que o vídeo quer realmente mostrar é o caos que nós mesmos provocamos.
É possível notar isso com as frases dele dizendo "O que acham de uma tempestade agora?" falando do que vai acontecer ainda, nós humanos podemos muito bem prever em que brigas irão dar e mesmo vendo claramente que certas atitudes darão em algo ruim, continuamos e às vezes até pioramos para que o negócio fique mesmo feio, essa idéia é reforçada quando ele fala que temos escolha, com a frase "Ou um terremoto SE VOCÊS PREFERIREM.
A frase "Você deve se manter atento, ficar longe do perigo" pode ser uma referência a não querermos aguentar as consequencias de nossos atos, apesar de causarmos eles, no final nós não queremos estar no meio da tempestade, apenas assistir. Poderia ser também algo mais óbvio, uma dica dizendo que devemos nos afastar desse mal já que temos escolha, mas eu acredito mais na primeira opção.
Então podemos ver tudo sendo destruido, todos sofrendo, até mesmo o rei que era tão poderoso sofre e é destruído, todos no final acabam com o mesmo destino, são engolidos pela terra, notem que é mostrado também o boi sendo engolido e não apenas humanos, provavelmente para deixar claros que não somos melhores que outros animais, nosso destino acaba sendo o mesmo no fim.
Então ele fala que não pode fazer nada de errado pois ele nem ao menos sabe o que isso é, novamente isso reforça a idéia de que Satan é mostrado não como uma criatura, mas como uma força da natureza, como ele pode ter feito algo de errado? Aquilo foi uma consequencia, ele não sabe o que é errado apesar de levar a culpa de atos humanos muitas vezes. Isso também pode ser interpretado por alguns de uma forma mais Sócrates com a frase "Só sei que nada sei" referente ao fato de que nós humanos não podemos ter o conhecimento total já que as coisas podem ser subjetivas, o mundo é completamente distorcido, como alguém pode saber de alguma coisa enquanto o bom para um pode ser ruim para outro?
As crianças falam que ele os matou e ele diz para não ligar porque pessoas não tem valor, eles podem fazer mais se precisarem. Ele fala isso com uma cara de caveira, eu não consegui entender direito a mensagem dessa parte, mas pode ser referente ao fato de que a vida continua, e que mesmo a morte vindo, novos virão.
As crianças saem e deixam ele sozinho e então ele fala "A vida é na verdade apenas uma visão, um sonho. Nada existe além de um espaço vazio e você, e você não é mais do que um pensamento." essa frase pode ser complicada a primeira vista e parecer um tanto sem lógica, mas primeiros temos que pegar uma frase do René Descartes que é a "Penso, logo existo..." que no caso ele quis dizer que pode constatar que está pensando, ele sabe disso, então ele percebe a própria existência, isso é uma coisa que ele pode constatar, ele tem certeza absoluta, só que... E o resto? Como nós podemos saber que não somos loucos? Que toda essa nossa realidade na verdade é um absurdo, pense em um louco no manicômio, ele não sabe que é louco, ele tem a própria realidade dele e aquilo é normal pra ele, as coisas que ele vê são a realidade dele. Como saberemos que não somos nós os loucos do manicômio e que na verdade aviões pesando toneladas não possam voar porque isso é impossível? Telefones celulares não existam porque é impossível a voz de alguém sair em outro lugar sem uma ligação com fios? Como saberemos que não estamos na Matrix mesmo e que o filme foi feito pelas máquinas puramente para ironizar e brincar com a humanidade? Enfim, não saberemos, não sabemos se nossa realidade é mesmo "a realidade" a única coisa que podemos fazer é acreditar, mas constatar com certeza absoluta, a única coisa que podemos é saber que existimos porque estamos pensando e o fato de vermos que o pensamento existe nos torna reais. Portanto "Penso, logo existo" mas é a única coisa na vida que poderemos ter certeza, o resto pode ser puramente uma ilusão, então vamos voltar à frase "A vida é na verdade apenas uma visão, um sonho. Nada existe além de um espaço vazio e você, e você não é mais do que um pensamento." então tudo é puramente uma visão de nossa realidade, nada pode ser constatado, só você mesmo é que existe com certeza e você não tem nem certeza da existência do seu próprio corpo, já que você pode ser um louco em um manicômio que criou uma realidade em que pessoas tem corpo... Portanto a única coisa que você é, é um pensamento, então enfim, não somos nada.
Bom, essa é minha interpretação dessa cena, acho ela fantástica e extremamente profunda, realmente valeu muito a pena ter assistido As aventuras de Mark Twain.

Nenhum comentário:

Não será permitido:
*Xingar
*Plágio, a menos que tenha os créditos da autora.
* Fazer brincadeiras de mal gosto com minhas postagens.
*Dizer "Seguindo, segue o meu também". Coloque o seu blog no fim do comentário e verei o que irei fazer.

t